24 de fevereiro de 2014

Como criar hábitos


A formação de hábito pode ser a chave para uma vida bem sucedida. Os nossos hábitos são o que formam as nossas ações rotineiras e automáticas. E essas ações podem ser benéficas ou não para nós.

Por isso é interessante criar hábitos positivos e tentar modificar os hábitos negativos da nossa vida. Em um próximo post tentarei explicar como mudar um hábito negativo. Neste, vamos focar na criação de bons hábitos.

Como criar um hábito

1-Defina o que você quer

Antes de tudo, é necessário definir qual hábito você quer acrescentar na sua vida. Se você conseguir visualizar o hábito perfeitamente na sua cabeça, o desenvolvimento dele pode ser mais fácil. Se você deseja ter o hábito de fazer alongamento, por exemplo, imagine-se fazendo isso todo dia.

2-Motivação

Motivação significa ter um motivo para uma ação. Na criação de hábito, essa é a etapa mais importante, porque se você não tiver motivos inspiradores tenderá a desistir a qualquer momento. Portanto se seu objetivo é fazer alongamento, pense nos bons motivos para fazer isso, como: relaxamento do corpo, mais disposição, liberação de endorfina, etc.

3-Lembrete

Como o próprio nome diz, um lembrete serve para te fazer lembrar.
Esse é um método muito importante, pois como sua ação ainda não está no modo automático, é preciso de algo para te lembrar de agir.

Se você deseja criar o hábito de fazer alongamento, por exemplo, use algo para te lembrar de fazer isso. Exemplo: deixe um tapetinho debaixo da cama.

O lembrete é muito importante para colocar em prática a dica a seguir.

4-Rotina

Todo hábito precisa de rotina para ser formado. Segundo os cientistas, o tempo necessário para a criação de um novo hábito é de, em média, três semanas.

Por isso tente executar ações rotineiras por pelo menos 21 dias utilizando os lembretes. Após esse tempo -de acordo com a ciência- essas ações serão executadas de forma automática.

5-Recompensa

Essa parte nada mais é que o resultado de ter executado um hábito e que te faz querer executa-lo novamente. Para quem fuma, por exemplo, a recompensa é a sensação "boa" de ter fumado.
Essa recompensa não depende muito de você, mas da sensação que o hábito proporciona. Por isso em alguns casos você pode criar essa recompensa.

Por exemplo: sempre após praticar exercícios físicos tome um banho bem relaxante e descanse. O banho e o descanso podem servir como recompensa para que você volte a se exercitar outro dia.

Essas dicas se bem aplicadas podem te ajudar na criação de bons hábitos e, consequentemente, 
em melhoria na sua vida.

Para saber mais sobre hábitos, recomendo a leitura do livro "O poder do hábito", que foi a principal fonte de informação desse artigo.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário