10 de fevereiro de 2014

3 dicas práticas para ser mais organizado

Ser mais organizado pode ser uma tarefa bem fácil (Getty Images)

Viver de forma organizada é algo muito difícil para muita gente, principalmente porque manter a organização requer um pouco de dedicação e disciplina. 

No entanto, aprender a ser mais organizado pode ser uma tarefa bem fácil se você estiver disposto a mudar e criar novos hábitos.

As dicas a seguir vão te ajudar a ser mais organizado a partir de hoje:

1 - Livre-se do desnecessário

O primeiro passo para quem deseja ser mais organizado é se livrar do que não é mais útil. Para fazer isso, separe o que realmente é útil daquilo que você não pretende mais usar, organize o que você utiliza e descarte ou doe o que você não utiliza mais.

Livrar-se de coisas sem utilidade faz bem não só para o aspecto visual do ambiente como também pode influenciar o seu humor.

2 - Coloque em ordem

O hábito de colocar as coisas fora do lugar ou simplesmente não colocar no lugar é uma das principais fontes da desorganização.

Por isso é importante criar o hábito de arrumar as coisas imediatamente. Hábitos simples como colocar algo de volta assim que terminar de usar ou limpar imediatamente após sujar alguma coisa podem fazer de você uma pessoa mais organizada ao longo do tempo.

No começo isso pode ser um pouco difícil, mas após a criação do hábito você fará essas coisas automaticamente.

3 - Padronize

Agora que você já tirou tudo o que era desnecessário e deixou tudo em ordem, é preciso padronizar para manter assim. Portanto é importante não voltar a acumular coisas desnecessárias e continuar mantendo tudo em seu lugar.

Manter a padronização, nesse caso, significa manter a organização todos os dias.

A padronização é importante porque vez ou outra os antigos hábitos podem voltar a aparecer e para isso é necessário ter disciplina e foco para continuar sendo uma pessoa organizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário