20 de março de 2014

5 dicas para organizar suas finanças e economizar dinheiro


A desorganização financeira costuma ser um problema para muita gente.

A falta de alfabetização financeira aliada à falta de organização faz com que muitas pessoas vivam de forma descontrolada em relação aos seus ganhos e gastos.

Isso resulta -muitas vezes- em saldo negativo e stress no final do mês.

Pensando nesse problema, decidi listar cinco dicas simples (e valiosas) para você conseguir lidar melhor com seu dinheiro e ser mais organizado financeiramente:

#1 Anote todas as suas despesas

Ter todas as suas despesas anotadas é o primeiro passo para organizar sua vida financeira. Ao fazer isso você conseguirá identificar como está gastando seu dinheiro e também acompanhar suas despesas para que não ultrapassem o valor das suas receitas.

#2 Analise seus gastos

Após ter todas as suas despesas anotadas, procure analisar como está sendo usado o seu dinheiro e observe o que pode ou não ser reduzido do seu orçamento. Muitas pessoas se surpreendem nessa etapa ao perceber o quanto gastam com coisas que poderiam ser facilmente cortadas ou reduzidas.

#3 Elimine e evite dívidas

As dívidas, muitas vezes, ocupam a maior parcela dos gastos de uma família. Portanto, eliminá-las seria uma forma inteligente de aumentar seu lucro no final do mês. Uma boa dica é fazer uma lista com todas as suas dívidas e priorizar o pagamento das que possuem maior taxa de juros - geralmente são as feitas com cartão de crédito e cheque especial.

Esse passo pode ser um pouco difícil e demorado, por isso é importante pensar duas (ou mais vezes) antes de adquirir uma nova dívida.

4# Tenha controle das suas contas

Pagar juros não planejados é o mesmo que jogar dinheiro fora. Por isso é importante ter o controle de todas as suas contas e procurar pagá-las em dia. Assim você evita pagar juros indevidos e pode, até mesmo, conseguir um desconto se pagá-las antes do vencimento.

5# Poupe dinheiro

Poupar dinheiro é uma prática funamental para quem pretende ter saúde financeira. Ter dinheiro poupado te ajuda a:

-Precaver-se de algum incidente
-Ter um fundo de emergência
-Acumular dinheiro para investir

Além desses motivos, é importante poupar dinheiro para conseguir ter independência financeira algum dia.

Muitos educadores financeiros usam a expressão “pague primeiro a si mesmo”, que significa guardar pelo menos 10% do seu salário para investimentos pessoais.

Tente poupar no mínimo 10% das suas receitas todo mês, esse hábito fará muito bem para o seu futuro financeiro.

Até a próxima!

Imagem de Getty Images.

Artigos recomendados